quinta-feira, 24 de maio de 2012

APRENDA


Aprenda a ver a vida com os olhos da alma. Valorize seus dias, seu trabalho, seus amigos.

Aprenda a dar Bom Dia! Deseja sucesso, boa sorte e nunca se esqueça de dizer: Muito Obrigado!

Aprenda a ver o sol. Contemple o amanhecer. Levante cedo! Tenha o desejo de cantar com os pássaros partindo em busca dos seus sonhos.

Aprenda a parar no fim da tarde para ver o pôr do sol. Você precisa descansar ao término do dia. Ver o retorno das garças para o seu reduto.

Aprenda a andar anti-horário. Não é um retrocesso, nem perda de tempo. Sim, o momento de rever os passos.

Aprenda a agradecer a Deus pelas oportunidades e, valorizar as pessoas que contribuíram com sua caminhada.

Aprenda a olhar o mundo com mais amor, esperança e alegria, desta forma você estará plantando vidas.

Não fique preso aos rancores. Não queira entender o mistério da vida. Viva o presente! Faça planos! Realize suas tarefas!


Tenha desejos. Muitos amores. Não desperdice seu tempo. Conte as estrelas do céu. Aprenda a esperar o fim de semana. Planeje suas diversões. Saia com os amigos. Mande Cartas. 

Se conseguires fazer apenas uma destas coisas, você conseguiu ser um pouco ser humano.

Crisjoli Fingal


terça-feira, 22 de maio de 2012

CONTEMPLAÇÃO


Teus medos, teus martírios são sensibilidade.

Tuas sombras caem ao vento com sobriedade.

Nada se perde! Tudo se esvai,

                                       lentamente...

Numa viagem que transforma a mente.


Crisjoli Fingal

sábado, 12 de maio de 2012

MÃE, REFLEXO DO AMOR DE DEUS


Mãe, palavra doce e de conforto, que jamais nos deixa solitários.

Mãe, expressão educativa que ensina o caminho correto da verdade e da justiça, sempre preocupada com a vida em retidão e, com o sucesso dos filhos.

Mãe é força da palavra amiga que não nos abandona. Palavra que conforta. Que cura as dores dos homens, nos momentos de angústias e de fraquezas.

Mãe é o reflexo do amor de Deus. Ama-nos incondicionalmente e, nos perdoa com o coração sempre aberto, para que possamos continuar a nossa caminhada, cada dia melhor.

Mãe é a lágrima que cai, quando o coração está lotado de dor e de sofrimento. É a lágrima que emociona quando os filhos superam os obstáculos e conquistam seus sonhos.

Mãe é a coragem ilimitada que nunca fracassa. Parece que não se cansa. Não tem medo dos obstáculos, quando à sua frente se encontram seus filhos.

Mãe é a vida. Vida que gestou outra vida. Vida abençoada! Vida na graça! Vida que foi bendita e que nos trouxe ao mundo.

Todos nós somos gratos aos gestos nobres e sublimes que nos tocaram em momentos difíceis da nossa vida; ensinando-nos que o amor é a única condição para podermos superar as dificuldades e limitações humanas.

Crisjoli Fingal

quarta-feira, 9 de maio de 2012

INTEGRAÇÃO DO PENSAMENTO



           Pensar a educação nos tempos atuais é uma tarefa árdua que exige muito mais do que um exercício racional, deve pensá-la a partir do coração. Os desafios pedagógicos são cada vez mais visíveis e difíceis e, vão surgindo a partir das exigências sociais e culturais, que norteiam a evolução global.
           O papel pedagógico dentro da escola deve pautar-se por uma compreensão de mundo que procure atender à criança em toda a sua constituição seja familiar, psicológica, afetiva e/ou comunitária.
           O pensamento é um instrumento pelo qual o ser humano modifica o seu mundo e o seu exterior. Este processo é complexo. Pensar é elaborar e organizar sínteses complexas de significados a partir de processos afetivos e cognitivos.
         No desenvolvimento da pessoa humana, enquanto detentora do conhecimento faz-se necessária a integração do pensar, sentir e agir, sempre focados numa mesma direção. A consciência da interdependência destes três aspectos pode ser a chave para compreensão de nós mesmos, da descoberta do novo mundo e de outras pessoas.

(Trecho da palestra: A interdependência do pensar, sentir e agir; integração dos aspectos cognitivos no desenvolvimento pedagógico, a partir da obra literária “O mágico de Oz”.
Prof. Cristiano Oliveira