quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

TOQUES NATALINOS

Maria, Mãe de Jesus – O amor cuidadoso de Maria

Aos sábados, a Igreja dedica sua liturgia à pessoa de Maria. Cantemos os louvores àquela que foi proclamada: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre” (Lc 1, 42).

Maria é a mãe de Jesus, e como mãe não deixa o Filho sem os devidos cuidados. Se acompanharmos os poucos relatos bíblicos da infância de Jesus encontraremos sinais da dedicação maternal de Maria. Cuidar é permitir que o outro tenha segurança e proteção. Maria cuidou com amor de mãe. Ela proveu, zelou e amou. Tudo porque creu em Deus.


A Igreja não esquece aquela que dedicou o amor, a oração com exemplo e humildade à missão de Jesus. Maria é a mãe do Salvador e Nossa Mãe. Todos os filhos nascem de uma mãe. E Jesus, enquanto humano, não ficou alheio a esta graça. Ele teve Maria por Mãe e aos pés da cruz confirmou o legado maternal de Maria à humanidade; “Mulher eis ai o teu filho” (Jo, 19, 26). Esta entrega confirma o cuidado missionário de Maria.


Pe. Zezinho canta a vocação de Maria, dizendo que: “Em cada mulher que a terra criou / Um traço de Deus Maria deixou/ Um sonho de Mãe Maria plantou / Pro mundo encontrar a paz/ Maria que fez o Cristo falar / Maria que fez Jesus caminhar / Maria que só viveu pra seu Deus / Maria do povo meu!”

Santa Maria Mãe Deus, roga pelos filhos e filhas do nosso Brasil. Conceda um Natal em família, e que cada um de nós, aos espelharmos em Sua dedicação maternal, possa cuidar mais uns dos outros.

Nenhum comentário: