quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

TOQUES NATALINOS

4. Belém – O lar da alegria.

Belém é aqui. Aqui é Belém. Em Belém Deus faz o seu primeiro lar acolhido pelos pastores na estrebaria. Jesus nasce de Maria para alegrar a humanidade.
Há um poema que se chama gruta de Belém onde se diz que: “Não era um palácio orgulhoso e justo que Ele escolheu para sua primeira casa”. Belém é a casa do Menino-Deus. Belém significa “Casa do pão”, pão este depois anunciado pelo próprio Jesus: “Eu sou o Pão vivo descido do céu” (Jo, 6, 51). Diz as Sagradas Escrituras que não havia lugar para eles (Maria e José). Jesus nasce num estábulo e é acolhido numa manjedoura. Vem para nos trazer a alegria.
O lar de Belém é o lugar onde se anuncia: “uma grande alegria, que será para todo o povo.” (Lc 2, 11). Alegria esta, que faz bem para alma. Acalenta os corações nos momentos de fraqueza, de tristeza e de solidão.
Acolher Jesus, pão da vida, é permite que nosso lar, nossa casa tenha sempre o pão necessário para todos; o pão da alegria! Natal sem Belém é natal sem Jesus. Natal sem Jesus é apenas consumismo e capitalismo. Se não acolhermos o Menino Deus, vazio é o nosso Natal.
Ao prepararmos a nossa casa para a celebração do Natal, preparemos, primeiramente, para ser um pequeno espaço de Belém. Que haja ao menos uma manjedoura e nela que haja espaço para Jesus nascer e trazer a verdadeira alegria aos nossos corações.
Vamos nos alegrar neste natal com a visita dos nossos familiares e amigos em busca da alegria que cura e faz bem para o coração. Que nossa casa seja um lar para o Menino Jesus.
Cristiano Oliveira

Nenhum comentário: