segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

TOQUES NATALINOS

1. Família de Nazaré – Família – lugar de oração.

A presença da Sagrada Família na celebração de Natal vai além do mistério divino que circunda a família de Jesus. A família de Nazaré, que se constitui com o nascimento de Jesus Cristo simboliza o modelo de família.

O lar é o lugar onde se pratica o respeito, a partilha, os valores e a oração. Natal em família! Esta é a preparação das novenas, em preparação a grande festa cristã. O símbolo da família de Nazaré está no símbolo do Amor de Pai e Amor de Mãe que se complementam na constituição da família divina. Na família, há a responsabilidade de educar os filhos assegurando-lhes os princípios divinos e constitucionais. João Paulo II disse que "a família é base da sociedade e o lugar onde as pessoas aprendem pela primeira vez os valores que lhes guiam durante toda sua vida."

Estes valores, brotados no seio familiar é que asseguram a prática do amor, do perdão, configurando um sentido de união e proteção que só acontece na dimensão de família. João Paulo II, o querido Papa da paz afirmou, ainda, que “a família está convocada a ser templo, ou seja, casa de oração: uma oração singela, cheia de esforço e ternura. Uma oração que se faz vida, para que toda a vida se converta em oração."

Roguemos à Família de Nazaré para que nossas famílias se espelhem nos gestos de amor e de fé que conduziram à manifestação do Amor de Deus entre Nós. Que em cada família reine a confiança, a fidelidade, o respeito mútuo, para que o amor se fortifique e nos una cada vez mais neste natal.

Jesus, Maria e José Minha família vossa é!

Nenhum comentário: